O Kindle da Amazon é um dos aparelhos e-ink que neste momento se encontra à venda nos Estados Unidos. Acabou de ser anunciado esta semana o Kindle 2. Infelizmente não está disponível fora dos States, pelo que podemos apenas ver vídeos online para termos uma ideia geral deste aparelho.
As grandes vantagens deste aparelho residem no seu teclado. Com ele podem-se fazer pequenas anotações nos livros ou pesquisar por palavras com relativa facilidade.
No entanto, esse mesmo teclado ocupa uma grande superfície do aparelho, pelo que pode ser uma desvantagem para quem só quiser ler.
Acrescente-se ainda o facto de o suporte de vários formatos ebook ser muito limitado, e o pior de tudo é que tudo o que se quer ler, paga-se.
Sim meus caros, se quisessem ler um texto vosso (ou do vosso blog favorito) teriam de fazer upload para a Amazon, para eles converterem e encriptarem o ficheiro e depois o venderem de volta. No entanto, como não é possível sequer utilizar o aparelho em Portugal, tudo isto está fora de questão. Mas não se preocupem, pois há mais aparelhos (alguns bastante melhores) dos quais falarei nos próximos tempos.
Este modelo de leitor de e-books, como se costuma dizer na gíria, não interessa sequer ao menino Jesus, porque ter de pagar para inserir seja o que for no aparelho, mesmo que seja da nossa autoria, isso é anedótico. Sinceramente acho este aparelho um fiasco e uma maneira de a Amazon meter as mãos nos bolsos dos consumidores, já que não têm liberdade nenhuma nos ficheiros que podem colocar no aparelho.
ResponderEliminarA minha experiência até agora com o Kindle 3 tem sido excelente: barato, bom contraste, memória mais que suficiente. A principal limitação é o suporte de diferentes formatos que consegui ultrapassar com a aplicação Calibre.
ResponderEliminar